CUIABÁ

Marfrig recebe Comitiva de Fiscalização e lideranças de Cuiabá e VG atestam qualidade dos serviços

Encaminhamento das Comissões de Várzea Grande e Cuiabá reuniu mais de 30 lideranças que visitaram a empresa para fiscalizar a atividade

Publicados

em

Na conclusão da audiência pública que ocorreu no inicio do mês de outubro na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, foi deliberada a realização de visita à empresa Marfrig, a título de fiscalizar o funcionamento da graxaria. A companhia atendeu a solicitação e, não somente autoridades de Várzea Grande, mas, também de Cuiabá Ministério Público e Assembleia Legislativa participaram da agenda nesta segunda-feira (23.10).

O bairro Alameda Julio Muller foi o endereço onde se encontraram vereadores, representantes de deputados estaduais, secretários municipais (das duas cidades), além de representantes do próprio Ministério Público, afim de verificar a atividade e o funcionamento do sistema que garante essa operação na indústria.

Em conversa com o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Marfrig, Paulo Pianez, a Comissão expôs a preocupação da comunidade com o possível mau cheiro, que seria resultante das instalações da graxaria.

O diretor esclareceu que, a referência que os moradores tinham era da graxaria de décadas atrás e de uma outra empresa, que já não existe mais. “A Marfrig investiu cerca de R$ 50 milhões de reais na modernização do setor, que foi totalmente remodelado em consonância com as políticas e diretrizes de sustentabilidade da empresa. Com essa estrutura, mais de 1.200 viagens de caminhões deixaram de ser feitas, o que reduz as emissões de CO2, o tráfego viário na região, o risco de acidentes e a deterioração das vias públicas”, explicou Pianez.

Leia Também:  MPMT promove articulação com rede de proteção para enfrentar ameaças

Paulo destacou ainda que a graxaria produz farinha destinada a ração animal (suínos e aves) e sebo para indústrias como a de higiene e de cosméticos. A licença de funcionamento foi concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) depois que a Marfrig apresentou evidências técnicas e ambientais adequadas, e realizou testes nos equipamentos da instalação da graxaria, com a presença de técnicos da SEMA, do Ministério Público e de assistente técnico da parte autora da ação judicial, fazendo com que a autorização judicial fosse concedida.

Durante a visita, a comissão conseguiu constatar que o sistema de exaustão de gases da graxaria tem capacidade e eficácia para eliminar até 100% da presença de gases odoríferos resultantes do processo produtivo. O sistema é moderno e funciona com absorção (lavadores de gases), condensação e biofiltragem, eliminando até 100% dos gases odoríferos provenientes do processo produtivo.

“É extremamente importante e necessário essa visita que viemos fazer hoje na Marfrig. Foi uma surpresa pra nós, já que não sabíamos que esse trabalho da graxaria está sendo realizado com tanto respeito a questão ambiental. Não senti cheiro nenhum durante a atividade e fiquei surpreso pela eficiência com que esse trabalho está sendo realizado. Aquilo que é verdade precisa ser dito. Os testemunhos precisam ser dados. O que nós não podemos tolerar é conviver com jogos de interesses de alguns colocando sob suspeita um trabalho sério de uma empresa séria como a Marfrig”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000.

Leia Também:  Prefeitura segue com monitoramento para realinhamento das metas previstas no Planejamento Estratégico

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Pedro Paulo Torales (União Brasil) assegurou que será encaminhado a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização pedido de vistoria em outras empresas com a mesma atividade que operam nesse segmento afim de saber onde está o erro e, segundo ele, ‘acionar os órgãos de fiscalização para que possam cobrar das outras empresas que também seja feito o trabalho com a precisão que é realizado na Marfrig’, argumentou o Pedro Paulo Tolares.

Pedrinho explicou que a visita foi fruto de audiência pública solicitada pelo movimento contrário à graxaria e que os vereadores do município foram cobrados pela queixa referente ao odor que a empresa estaria causando. “Fizemos a vistoria, acompanhamos os trabalhos e, mesmo não sendo técnico, dá pra perceber que o mau cheiro não é da Marfrig”, atestou.

COMITIVA

Estiverem presentes na visita os vereadores de Várzea Grande: o presidente da Câmara, Pedro Paulo Tolares, Ider Jacinto, Rosy Prado, Sgt. Galibert, Hilton Gusmão, Carlinhos Figueiredo, Alessandro Moreira; e da Câmara de Cuiabá: Johnny Everson, Demilson Nogueira, Sgt. Joelson e o presidente da Casa, Chico 2000.

Além deles, secretários municipais, representantes da Assembleia Legislativa; do Ministério Público, promotor de Justiça Wesley Lacerda e o ex-senador Cidinho Santos.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Câmara aprova projetos e honrarias na sessão desta quinta-feira (7)

Publicados

em

07/12/2023
Câmara aprova projetos e honrarias na sessão desta quinta-feira (7)
Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá deliberaram nesta quinta-feira (07.12), durante sessão ordinária, sobre Projetos de Decreto Legislativo em fase única, Projetos de Lei em 1ª fase, e análise de um parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Projetos de Decreto Legislativo
– Vereador Fellipe Corrêa (Cidadania): Concede título honorífico de Cidadão Cuiabano ao excelentíssimo senhor Wanderson da Silva AS (aprovado com 21 votos)
– Vereador Fellipe Corrêa (Cidadania): Concede título honorífico de Cidadão Cuiabano ao excelentíssimo senhor Marcel Leão (aprovado com 21 votos)
– Vereador Wilson Kero Kero (Podemos): Concede título de Cidadão Cuiabano ao senhor Eustáquio Inácio de Noronha Neto (aprovado com 20 votos em regime de urgência)
– Vereador Eduardo Magalhães (Republicanos): Concede o título de Ordem do Mérito Legislativo ao senhor tenente coronel do Corpo de Bombeiros militar do estado de Mato Grosso Marco Aurélio Aires da Silva (aprovado com 21 votos)
– Vereador Eduardo Magalhães (Republicanos): Concede título de Cidadã Cuiabana à senhora Sonia Maria de Brito Siqueira (aprovado com 21 votos)
– Vereador Eduardo Magalhães (Republicanos): Concede o título de Benemérito Evangélico ao senhor Domingos do Carmo Silva Siqueira (aprovado com 21 votos)
Projetos de Lei em 1ª fase
– Vereadora Maysa Leão (Republicanos): PL que dispõe sobre a utilização do Cordão de Girassol como símbolo para identificação da pessoa com deficiência oculta em Cuiabá (aprovado com 20 votos)
– Vereadora Maysa Leão (Republicanos): PL que institui e inclui no calendário de Cuiabá o “Maio Vermelho – mês de conscientização sobre o câncer bucal” (aprovado com 18 votos)
– Vereador Mário Nadaf (PV): Projeto de Lei que dá denominação de Praça da Paz Antônio Martins Ortega, à praça localizada entre as ruas 09, 10, 48 e 49 do bairro Boa Esperança, nesta Capital (aprovado com 21 votos)
– Vereador Dilemário Alencar (Podemos): Projeto de Lei que institui a política municipal de incentivo ao Jovem Empreendedor em Cuiabá (aprovado com 20 votos)
– Vereador Dilemário Alencar (Podemos): Projeto de Lei que projeto de lei: institui o “dia municipal dos Gideões Internacionais” no município de Cuiabá (aprovado com 18 votos)
Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
– Vereadora Maysa Leão (Republicanos): PL que institui o cadastro profissional de pessoas com deficiência no âmbito de Cuiabá (rejeitou o parecer com 15 votos)
Está sessão pode ser acompanhada pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6Ow2SEDJt8Y
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPMT promove articulação com rede de proteção para enfrentar ameaças
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA