VÁRZEA GRANDE MT
Palestra ambiental orienta crianças sobre sustentabilidade e proteção animal em Várzea Grande
Atividade foi realizada no 2º Batalhão de Bombeiro Militar e abordou coleta seletiva, mudanças climáticas, guarda responsável e combate aos maus-tratos contra animais
Crianças de 9 a 13 anos participaram, quinta-feira (8/10), de uma palestra de Educação Ambiental promovida pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS). A atividade ocorreu no 2º Batalhão de Bombeiro Militar e integrou a programação do Projeto Social Bombeiros do Futuro, iniciativa voltada à formação cidadã de crianças e adolescentes.
Ministrada pela gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Tathiana Pinheiro, a palestra abordou os temas: separação correta dos resíduos, coleta seletiva, os 5 Rs da sustentabilidade, mudanças climáticas e os principais problemas ambientais da atualidade. A programação também incluiu orientações sobre bem-estar animal, vacinação, guarda responsável e canais de denúncia de maus-tratos.
A proposta foi mostrar aos participantes que atitudes simples do dia a dia podem contribuir para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“A educação ambiental começa com pequenas atitudes, que precisam ser incorporadas desde a infância. Quando ensinamos às crianças a separar corretamente os resíduos, economizar recursos naturais e cuidar dos animais, contribuímos para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente”, destacou Tathiana Pinheiro.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, ressaltou a importância de levar as orientações ambientais para além das escolas e aproximá-las de projetos que contribuem para a formação de crianças e adolescentes.
“Investir na educação ambiental das novas gerações é investir no futuro da nossa cidade. Queremos ampliar essas ações e mostrar que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, que começa dentro de casa e se estende à comunidade. Nossa gerencia de educação ambiental está à disposição para a sociedade para agendamentos de palestras e ações ambientais, escolas publicas ou privadas e empresas podem solicitar”, afirmou o secretário.
Formação cidadã – O Projeto Social Bombeiros do Futuro é uma iniciativa gratuita do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), desenvolvida no contraturno escolar. As atividades combinam aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes, combate a incêndios, civismo, cidadania e responsabilidade social.
“Agradecemos o convite do 1ºSGT BM Ronaldo Cesar Moreira de Campos pelo convite, parabenizamos o Corpo de Bombeiros pelo projeto desenvolvido e a parceria conosco. A participação da SEMMADRS reforça essa integração entre as instituições para estimular a consciência ambiental desde a infância, incentivar práticas sustentáveis e o respeito aos animais e aos recursos naturais”, pontuou Ricardo Amorim.
Galeria de Fotos (4 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura de Várzea Grande executa obras de drenagem e pavimentação no bairro Joaquim Curvo
A Prefeitura de Várzea Grande está executando obras de drenagem e pavimentação em cinco ruas do bairro Joaquim Curvo. A intervenção atende a uma demanda da comunidade e integra as ações do município voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e das condições de mobilidade.
As obras foram viabilizadas a partir do compromisso assumido pela prefeita Flávia Moretti, juntamente com o secretário municipal de Viação e Obras, Celso Luiz Pereira, para melhorar o escoamento das águas pluviais e preparar as vias para receber a pavimentação.
Os serviços abrangem a rua S/D, rua Rondonópolis, rua Cuiabá, rua J. A. Curvo e rua Argentina.
Entre as etapas previstas estão a substituição de manilhas, a implantação de galerias pluviais e outras intervenções necessárias para garantir o escoamento adequado da água da chuva.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, ressalta que 30% da obra já foi concluída. “Com a realização das obras, a atual Gestão busca melhorar as condições de tráfego, contribuir para a redução de problemas causados pelo acúmulo de água da chuva e oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores do bairro Joaquim Curvo”, disse.
Iniciados no começo de setembro, os trabalhos estão na fase de abertura de valas e assentamento de manilhas. O prazo previsto para a conclusão é de 180 dias. O investimento total é de R$ 1.597.357,04 (um milhão, quinhentos e noventa e sete mil, trezentos e cinquenta e sete reais e quatro centavos) destinado às obras de infraestrutura e pavimentação de aproximadamente 400 metros de extensão viária no bairro.
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásAlagoas elege Arthur Lira e Marina JHC para o Senado
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEduardo Sanches tem votação histórica e consolida projeto de representação de Tangará em Brasília
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá fortalece a economia com infraestrutura rural, videomonitoramento e valorização do turismo
-
CUIABÁ6 dias atrásCom Tarifa Zero e frota total, Cuiabá garante transporte gratuito para eleitores no domingo
-
Sinop5 dias atrásOUTUBRO VERDE – Prefeitura de Sinop reforça prevenção à sífilis com capacitações, testagem e atendimento especializado
-
CUIABÁ5 dias atrásHidroginástica garante mais qualidade de vida e bem-estar para a terceira idade
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSala do Empreendedor de Várzea Grande lidera atendimentos pelo segundo mês consecutivo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásConheça os eleitos em Mato Grosso
