VÁRZEA GRANDE MT

Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais

Publicados

em


A primeira-dama de Várzea Grande – Promotora de Justiça Kika Dorileo Baracat –  se tornou uma madrinha de honra das redeiras do distrito de Limpo Grande, onde são confeccionadas as redes várzea-grandenses e outros produtos artesanais que tem atraído a atenção de muita gente do meio artístico, uma vez que as peças produzidas no local enchem os olhos de beleza e singularidade.

Para fortalecer e divulgar esta cadeia, recentemente, foi construída a pedido da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, através da ação da primeira-dama do município, Kika Dorileo, juntamente com a Associação das Redeiras de Várzea Grande, e a estilista Marta Medeiros, a parceria para a divulgação, fomento e valorização das peças.

“Martha Medeiros é reconhecida internacionalmente por ter transformado a renda nordestina em lindas e valorizadas peças de vestuário. Ela mostrou também apreço ao nosso artesanato e tenho certeza de que vai apresentar ao Brasil os produtos confeccionados em Várzea Grande”, comemorou Kika Dorileo.  

E para mostrar que as o trabalho das redeiras é diversificado a primeira-dama do município, pediu para que fosse feito um revestimento para ser usado em uma cadeira espreguiçadeira, bastante usada em área externa de residência – ou em local ideal para passar momentos de lazer em família. “Eu encomendei a peça para a redeira Giva e destaquei o meu desejo por imagens de animais nativos do nosso pantanal, e a partir de minha ideia, a artesã criou o desenho de uma arara, considerada uma das mais belas aves do pantanal. É de encher os olhos de tanta beleza, além de ser mais um produto que poderá ser confeccionado pelas artistas da Comunidade de Limpo Grande, diversificando o artesanato local. Me surpreendi pela preposição da forma da cadeira que se tornou uma peça de arte e que estará exposta em minha varanda”.

Leia Também:  Rede Cegonha de Várzea Grande recebe visita técnica e elogios pelos serviços prestados

Kika Dorileo disse que antes de ser entregue a peça ficou exposta na Casa De Artes e que chamou a atenção das pessoas que visitam o local, bem como de servidores que trabalham na Prefeitura Municipal. “Muitas das pessoas que vieram falar comigo disseram que possui em sua residência espreguiçadeiras e que aprovaram a combinação da madeira e do tear. Esse é a prova de que uma peça, embora rústica, pode ser também uma peça de decoração luxuosa” comemorou a primeira-dama destacando que as redeiras de Limpo Grande em breve estarão confeccionando novas peças do produto uma vez que agradou a todos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

UBS do bairro Manga começa a receber reforma geral nesta segunda-feira (29)

Publicados

em


A Prefeitura de Várzea Grande,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica o início da reforma geral e ampliação da UBS – Unidade Básica de Saúde do Bairro da Manga. As obras terão duração de 90 dias, e iniciam nesta próxima segunda-feira (29). Várias melhorias serão implementadas com a obra, possibilitando aumento no atendimento à população da região.

“A Unidade não recebe manutenção e melhorias há alguns anos. Os serviços vão iniciar e deverão ser concluídos em aproximadamente três meses, se as obras transcorrerem no prazo legal. Iniciou o período das chuvas, então não sabemos, porém o prazo está estabelecido pela gestão. Durante este período,  os pacientes serão atendidos na Clínica de Atenção Primária do Cristo Rei, onde reforçamos o atendimento nesta localidade, deslocando duas equipes médicas, que atendem na Manga e uma equipe médica para a UBS do Construmat. Os servidores desta Unidade que entrará em reforma serão remanejados para trabalharem nestas duas unidades, até a conclusão da obra”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

De acordo ainda com o secretário de Saúde, a UBS receberá melhorias em toda sua estrutura, desde o piso até o telhado e ganhará novos ambientes para consultórios médicos, mais uma sala de coleta de exames laboratoriais e ampliação da recepção.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa de inauguração do ‘Núcleo Florescer’ do projeto Chita & Fuxico

“Após reunião entre servidores da Unidade de Saúde, representantes do Conselho Local da Unidade, CMS (Conselho Municipal de Saúde) e das áreas de Saúde, algumas sugestões e necessidades foram acolhidas e serão adotadas na obra. O local receberá manutenção e execução de placas de forro em todo o prédio, instalação de sala de coleta de exames laboratoriais e outras benfeitorias. Com as intervenções, os pacientes e servidores contarão com um espaço mais adequado à prestação de serviços de saúde. Nenhum usuário do SUS da região do Manga, ficará desassistido. Os atendimentos estão garantidos na própria Região do Grande Cristo Rei, nos bairros Construmat e Cristo Rei”, garantiu o secretário.

Atualmente, a UBS do Manga atende mensalmente uma média de 1500 pacientes. Após a obra, o atendimento será ampliado em até 70%. “Esta unidade receberá uma reforma completa para oferecer mais conforto e qualidade de vida aos nossos pacientes, a obra é uma necessidade urgente e irá contemplar toda a parte estrutural do local, garantindo também mais segurança para a equipe de trabalhadores do SUS.  Além dessa UBS que entra em reforma, todas as outras unidades estão em manutenção contínua”, informou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama prestigiam apresentações do programa Escola em Tempo Ampliado

Segundo o superintendente da Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, todas as unidades são visitadas com frequência e suas necessidades estruturais garantidas. “A unidade do bairro Manga estava no cronograma de obras e ações em Saúde da gestão Kalil Baracat. E devido às necessidades de uma obra mais estruturante, resolvemos fechar a unidade para a realização da reforma geral e garantir o atendimento da população do bairro na própria Região do Grande Cristo Rei. Os serviços provisoriamente serão ofertados nos bairros Construmat e Cristo Rei, são os mesmos, como: consultas na área clínica, pediátrica e de enfermagem, e para outros serviços como o exame preventivo de câncer do colo uterino, recebimento de remédios, curativos e testes rápidos, vacinas, coleta exames laboratoriais. Tratar sintomas de viroses comuns como resfriados, gripes, febre, dores de cabeça. Além das ações de Educação em Saúde na área preventiva à saúde da criança, do jovem, adultos e idosos”, garantiu Geovane Renfro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA