Primavera do Leste
Prefeito acompanha de perto prejuízos causados por chuva no Distrito Industrial e anuncia medidas emergenciais
O prefeito Sérgio Machnic, acompanhado do secretário de Governo Valfredo Rodrigues e de demais secretários municipais, esteve no primeiro horário deste sábado (18) no Distrito Industrial de Primavera do Leste, após os prejuízos causados pela forte chuva registrada na tarde de sexta-feira (17) um dos prejudicados foi o empresario Marcio da empresa Gramaq e também a empresa Carvalima.
A visita teve como objetivo acompanhar de perto a situação enfrentada por empresários da região, que sofreram danos devido ao grande volume de água acumulado em um curto período de tempo. O problema, segundo a equipe técnica, está relacionado a uma falha histórica no sistema de drenagem, que acabou sendo agravada pela obstrução de uma bacia de contenção, impedindo o escoamento natural da água.
Com o represamento, a estrutura não suportou a pressão, ocasionando o rompimento e a invasão da água em áreas particulares, gerando prejuízos significativos.
O prefeito destacou que a situação é resultado de um problema antigo, mas garantiu que medidas já estão sendo tomadas para solução definitiva.
“Olha, o que passou, passou. Não tiveram atenção com quem trabalha e produz aqui. Mas nós já estamos tomando providências, o projeto está quase pronto para resolver esse problema de vez. Mesmo com toda a burocracia, estamos trabalhando junto com os secretários e vereadores para dar uma solução definitiva”, afirmou Sérgio Machnic.
De forma imediata, a gestão já iniciou ações emergenciais para minimizar novos riscos.
“Estamos tomando providências emergenciais, como a desobstrução da bacia para restabelecer o curso natural da água. Nosso objetivo é agir rápido para evitar novos prejuízos”, explicou Valfredo Rodrigues.
O secretário de Infraestrutura, Victor Diniz, reforçou que além das ações emergenciais, será necessária uma intervenção mais ampla na região.
“Precisamos de uma obra completa de infraestrutura, com novo sistema de drenagem que suporte o volume de água dessa bacia. São obras complexas e de alto custo, mas necessárias para resolver definitivamente esse problema que se arrasta há anos”, destacou.
Já o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Rocha, explicou que estudos estruturantes já estão em andamento para embasar as soluções futuras.
“Está em elaboração a carta geotécnica do município e o plano de saneamento básico, instrumentos fundamentais para identificar pontos críticos de drenagem e orientar as obras necessárias. São estudos que vão garantir soluções mais eficientes e duradouras”, pontuou.
A gestão municipal reforça que seguirá acompanhando a situação e trabalhando de forma integrada para solucionar o problema, garantindo mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para quem vive e trabalha na região.
Primavera do Leste
Primavera do Leste realiza 1º Festival Neurodiverso com ações de inclusão e atendimento à população
Foi realizado neste sábado (18), em Primavera do Leste, o 1º Festival Neurodiverso, um evento idealizado pela Secretaria de Cultura em parceria com as secretarias de Educação, Esporte, Saúde e Assistência Social, com o objetivo de promover inclusão, conscientização e atendimento à população.
Durante o festival, cada secretaria levou atividades, serviços e ações voltadas ao acolhimento e à inclusão de pessoas neurodivergentes, proporcionando um ambiente acessível e integrado para toda a comunidade.
O prefeito Sérgio Machnic esteve presente e destacou a importância da iniciativa, além de parabenizar a vice-prefeita Iva Viana e as equipes envolvidas.
“Nosso trabalho está valendo a pena. Parabéns a todos os envolvidos, em especial à vice-prefeita e à vereadora Karla da Saúde pelo projeto. Vamos garantir mais qualidade de vida para as crianças PCDs. É nosso dever cuidar das pessoas”, afirmou.
Durante o evento, também foi realizada a entrega simbólica da primeira carteirinha de identificação para pessoa com deficiência (PCD), de número 0001, para a jovem Maria Eduarda.
O secretário de Cultura, Leopoldino André, ressaltou o pioneirismo do evento no estado.
“O Festival Neurodiverso é o primeiro do Mato Grosso com esse olhar para pertencimento, capacitação e conscientização. Muitas pessoas neurodivergentes se sentem excluídas e esse projeto vem para abraçar, preparar a cidade e promover acessibilidade de forma correta por que acessibilidade não é ajudar a pessoa a fazer algo e preparar o mundo para que ela faça sozinha e o festival veio para isso para mostrar que nossa cidade ela cuida e acolhe todos”, destacou.
A Secretaria de Esporte participou com o espaço “Corpo e Ação”, oferecendo atividades como jogos, brincadeiras, amarelinha, tênis de mesa e xadrez. Já a Secretaria de Educação trouxe o espaço “Universo Aprender”, com oficinas pedagógicas e sensoriais, incluindo atividades como o “Cantinho Raízes do Cuidar”, “Sentir e Brincar” e “Cores que Falam”.
A Secretaria de Assistência Social também esteve presente com diversos serviços, como o estande “Pomar Sensorial” e “Espaço Pertencer” orientações sobre benefícios e programas sociais. A secretária Alexssandra Ziliotto destacou a importância das ações.
“Estamos oferecendo serviços que já realizamos ao longo do ano, além de orientar sobre a nova carteirinha para crianças PCDs. É um avanço importante para garantir direitos e mais qualidade de vida para essas famílias”, afirmou.
A pasta também orientou sobre a emissão da carteirinha PCD, que poderá ser solicitada online ou presencialmente nas unidades do CRAS e na Secretaria, com prazo de até 30 dias para entrega. O documento garante prioridade em atendimentos e acesso a benefícios.
A Secretaria de Saúde participou com o espaço “Neuro Saúde”, ofertando oficinas terapêuticas, práticas integrativas como auriculoterapia e liberação miofascial, aferição de pressão, atualização do cartão vacinal e exposição de trabalhos do CAPS.
O festival reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão, o respeito às diferenças e a promoção de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida para toda a população.
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMulher indígena assume vaga na ALMT e faz história ao dar voz aos povos originários
-
CUIABÁ3 dias atrásReforma tributária altera emissão de notas fiscais em Cuiabá; entenda o passo a passo
-
MATO GROSSO3 dias atrásCâmeras do Vigia Mais MT identificam e interrompem tráfico de drogas
-
CUIABÁ3 dias atrásMoradores destacam empenho da Prefeitura de Cuiabá por força-tarefa que transforma ruas nos bairros
-
MATO GROSSO3 dias atrásSeduc alinha ações do programa de fortalecimento pedagógico em reuniões com gestores da rede
-
TRE5 dias atrásParte dos eleitores da Escola Municipal Gláucia Maria Borges Garcia foi transferida para o Centro de Eventos do Pantanal
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Civil cumpre 20 mandados contra membros de facção criminosa em Tangará da Serra
-
CUIABÁ3 dias atrásUPAs de Cuiabá passam por modernização e recebem novas poltronas para qualificar atendimento

